Bem vindos à UC de Terapias Complementares!
Cuidem do vosso corpo e da vossa mente. Sejam felizes!
Professor responsável/coordenador: Isilda Ribeiro
isilda.ribeiro@esenf.pt
Professor adjunto convidado: José Augusto Soares Malta
v.silencio@gmail.com
Objetivos da UC:
- Adquirir conhecimentos e competências no âmbito das Terapias Complementares, para de uma forma holística, prestar cuidados globais aos doentes aos três níveis de prevenção.
- Promover o auto conhecimento, a autoestima e o autoconceito;
- Facilitar e promover a comunicação, o relacionamento e a interação social;
- Facilitar a expressão de ideias, sentimentos, emoções, atitudes, valores e conflitos;
- Encontrar estratégias de intervenções complementares que proporcionem o equilíbrio para o bem-estar físico, psicológico, social, familiar, profissional, cultural do indivíduo.
Conteúdos:
1. As Terapias Complementares em Portugal.
2. Benefícios da inclusão das Terapias Complementares na prática da Enfermagem.
3. Medicinas Orientais tradicionais e Modernas: Medicina Tradicional Chinesa, Medicina Ayurveda, Acupunctura, Auriculoterapia.
4. Naturopatia: Fitoterapia, Homeopatia, Dieta de acordo com o grupo sanguíneo, Hidroterapia, Aromaterapia, Terapia floral.
5. Técnicas Manipulativas: Osteopatia, Quiropraxia, Massagem Sueca, Shiatsu, Massagem Tailandesa, Tui Na, Drenagem Linfática, Massagem Ayurveda, Massagem de Som, Reflexologia.
6. Terapias de Movimento: Yoga, Chi Kung e Tai Chi, Pilates.
7. Terapias Energéticas: Toque Terapêutico, Terapias Energéticas Universais.
8. Técnicas de desenvolvimento pessoal: Meditação, Técnicas de Relaxamento.
9. Terapias Ambientais: Feng Shui, Musicoterapia, Cromoterapia, Astrologia na Saúde.
10. Aplicação das Terapias Naturais no universo da Enfermagem mundial.
Metodologias de ensino e aprendizagem:
Os conteúdos teóricos da unidade curricular serão expostos através de aulas expositivas e interativas, ilustradas sempre que possível com casos práticos. Os estudantes serão motivados para aplicar as competências adquiridas através de atividades práticas, incluindo a análise e discussão das diferentes técnicas de terapias complementares e seus benefícios em termos de ganhos em saúde para os doentes.
Avaliação:
A avaliação compreende uma frequência final (100%).
Bibliografia principal:
Andrade, C. K. (2003) - Massagem: técnicas e resultados. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.
Brasil. (2001) - Instituto Nacional de Câncer Cuidados Paliativos Oncológicos – controle da dor. Rio de Janeiro: Ministério da Saúde, 2001.
Choy, P. (Julho, 2001) -Acupuntura: a arte de picar e curar sem dor. Medicina e Saúde, N.º 45, 74-77.
Dreyfus, C. (Maio, 1999) - A massagem e o bem-estar do doente durante o internamento hospitalar. Revista Sinais Vitais, N.º 24, 48-49.
Ferreira, C. M.S. (1996) - Terapêuticas complementares : um contributo para a divulgação da homeopatia. Coimbra.
Payne, R. A. (2003) -Técnicas de Relaxamento: um guia prático para profissionais de saúde. 2ª Ed. . Loures: Lusociência.
RispailL, D. (2003) - Conhecer-se Melhor para Melhor Cuidar: uma abordagem do desenvolvimento pessoal em cuidados de enfermagem. 1ª Ed. Loures: Lusociência.
Soares, J. A. S. (2003) -Terapias Naturais na Prática da Enfermagem. Coimbra: Formasau.
Bibliografia complementar:
Júnior, Américo. (2021). Obra intitulada Pesquisando com métodos e técnicas criativas de produção de dados. Capítulo de Ribeiro, Isilda; Tavares, Cláudia; Carvalho, José Carlos. “A música terapêutica ao cuidado das emoções no ensino de enfermagem: uma perspetiva sociopoética”. Editora NUPEM/UFRJ.
Ribeiro, Isilda. (2020).“Terapias Complementares em Saúde Mental”. In Enfermagem em saúde mental: Diagnósticos e intervenções, 258-262. Lisboa, Portugal: Lidel – Edições Técnicas, Lda. 2020.
Ribeiro, Isilda; Tavares, Cláudia Mara de Melo; Carvalho, José Carlos. (2020). “Terapias complementares nas emoções: uma perspetiva sociopoética”. Suplemento digital Revista ROL Enfermería. Vol. 43, N.º 1, 204-211.
Ribeiro, Isilda; Tavares, Cláudia Mara de Melo; Carvalho, José Carlos. (2020). “Terapias complementares na gestão das emoções: uma perspetiva sociopoética”. Simpósio Internacional de Inovação no Ensino na Saúde e Enfermagem. Resumos dos trabalhos apresentados nos eventos – Vassouras: Universidade de Vassouras e a Universidade Federal Fluminense.
http://editorauniversidadedevassouras.edu.brindex.php/RPU/issue/view/184.
ISBN: 978-65-87918-03-7, 4-23.
Sequeira, Carlos.; Sampaio, Francisco. (2020). Obra intitulada Enfermagem em Saúde Mental - diagnósticos e intervenções. Capítulo 63, Ribeiro, Isilda. “Terapias Complementares em Saúde Mental”, Lisboa: Lidel, 258. ISBN: 978-989-752-413-4, pág. 258-262.
Cuidem do vosso corpo e da vossa mente. Sejam felizes!
Professor responsável/coordenador: Isilda Ribeiro
isilda.ribeiro@esenf.pt
Professor adjunto convidado: José Augusto Soares Malta
v.silencio@gmail.com
Objetivos da UC:
- Adquirir conhecimentos e competências no âmbito das Terapias Complementares, para de uma forma holística, prestar cuidados globais aos doentes aos três níveis de prevenção.
- Promover o auto conhecimento, a autoestima e o autoconceito;
- Facilitar e promover a comunicação, o relacionamento e a interação social;
- Facilitar a expressão de ideias, sentimentos, emoções, atitudes, valores e conflitos;
- Encontrar estratégias de intervenções complementares que proporcionem o equilíbrio para o bem-estar físico, psicológico, social, familiar, profissional, cultural do indivíduo.
Conteúdos:
1. As Terapias Complementares em Portugal.
2. Benefícios da inclusão das Terapias Complementares na prática da Enfermagem.
3. Medicinas Orientais tradicionais e Modernas: Medicina Tradicional Chinesa, Medicina Ayurveda, Acupunctura, Auriculoterapia.
4. Naturopatia: Fitoterapia, Homeopatia, Dieta de acordo com o grupo sanguíneo, Hidroterapia, Aromaterapia, Terapia floral.
5. Técnicas Manipulativas: Osteopatia, Quiropraxia, Massagem Sueca, Shiatsu, Massagem Tailandesa, Tui Na, Drenagem Linfática, Massagem Ayurveda, Massagem de Som, Reflexologia.
6. Terapias de Movimento: Yoga, Chi Kung e Tai Chi, Pilates.
7. Terapias Energéticas: Toque Terapêutico, Terapias Energéticas Universais.
8. Técnicas de desenvolvimento pessoal: Meditação, Técnicas de Relaxamento.
9. Terapias Ambientais: Feng Shui, Musicoterapia, Cromoterapia, Astrologia na Saúde.
10. Aplicação das Terapias Naturais no universo da Enfermagem mundial.
Metodologias de ensino e aprendizagem:
Os conteúdos teóricos da unidade curricular serão expostos através de aulas expositivas e interativas, ilustradas sempre que possível com casos práticos. Os estudantes serão motivados para aplicar as competências adquiridas através de atividades práticas, incluindo a análise e discussão das diferentes técnicas de terapias complementares e seus benefícios em termos de ganhos em saúde para os doentes.
Avaliação:
A avaliação compreende uma frequência final (100%).
Bibliografia principal:
Andrade, C. K. (2003) - Massagem: técnicas e resultados. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.
Brasil. (2001) - Instituto Nacional de Câncer Cuidados Paliativos Oncológicos – controle da dor. Rio de Janeiro: Ministério da Saúde, 2001.
Choy, P. (Julho, 2001) -Acupuntura: a arte de picar e curar sem dor. Medicina e Saúde, N.º 45, 74-77.
Dreyfus, C. (Maio, 1999) - A massagem e o bem-estar do doente durante o internamento hospitalar. Revista Sinais Vitais, N.º 24, 48-49.
Ferreira, C. M.S. (1996) - Terapêuticas complementares : um contributo para a divulgação da homeopatia. Coimbra.
Payne, R. A. (2003) -Técnicas de Relaxamento: um guia prático para profissionais de saúde. 2ª Ed. . Loures: Lusociência.
RispailL, D. (2003) - Conhecer-se Melhor para Melhor Cuidar: uma abordagem do desenvolvimento pessoal em cuidados de enfermagem. 1ª Ed. Loures: Lusociência.
Soares, J. A. S. (2003) -Terapias Naturais na Prática da Enfermagem. Coimbra: Formasau.
Bibliografia complementar:
Júnior, Américo. (2021). Obra intitulada Pesquisando com métodos e técnicas criativas de produção de dados. Capítulo de Ribeiro, Isilda; Tavares, Cláudia; Carvalho, José Carlos. “A música terapêutica ao cuidado das emoções no ensino de enfermagem: uma perspetiva sociopoética”. Editora NUPEM/UFRJ.
Ribeiro, Isilda. (2020).“Terapias Complementares em Saúde Mental”. In Enfermagem em saúde mental: Diagnósticos e intervenções, 258-262. Lisboa, Portugal: Lidel – Edições Técnicas, Lda. 2020.
Ribeiro, Isilda; Tavares, Cláudia Mara de Melo; Carvalho, José Carlos. (2020). “Terapias complementares nas emoções: uma perspetiva sociopoética”. Suplemento digital Revista ROL Enfermería. Vol. 43, N.º 1, 204-211.
Ribeiro, Isilda; Tavares, Cláudia Mara de Melo; Carvalho, José Carlos. (2020). “Terapias complementares na gestão das emoções: uma perspetiva sociopoética”. Simpósio Internacional de Inovação no Ensino na Saúde e Enfermagem. Resumos dos trabalhos apresentados nos eventos – Vassouras: Universidade de Vassouras e a Universidade Federal Fluminense.
http://editorauniversidadedevassouras.edu.brindex.php/RPU/issue/view/184.
ISBN: 978-65-87918-03-7, 4-23.
Sequeira, Carlos.; Sampaio, Francisco. (2020). Obra intitulada Enfermagem em Saúde Mental - diagnósticos e intervenções. Capítulo 63, Ribeiro, Isilda. “Terapias Complementares em Saúde Mental”, Lisboa: Lidel, 258. ISBN: 978-989-752-413-4, pág. 258-262.
- Enseignant: José Augusto Soares Malta
- Enseignant: Isilda Maria de Oliveira Carvalho Ribeiro
Período: 1ºSemestre
Unidade Orgânica: ESEP
Ano Letivo: 2025/2026
Código: UC048