TODOS

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A

Pergunta:

Acesso - Posso inscrever um estudante na minha UC?

(Última edição: quinta-feira, 26 de junho de 2025 às 16:32)
Resposta:

A gestão de utilizadores - docentes e estudantes - é feita de forma automática várias vezes ao dia em sincronia com a informação constante do sistema de informação - Sigarra - com base na distribuição de serviço e da definição de gestores de conteúdo para os Professores e, no caso dos Estudantes, com base nas inscrições da UC (e não da turma).

A única inscrição manual de estudantes válida diz respeito à existência de estudantes inscritos para melhoria de nota que tenham frequentado a UC no ano anterior.


Pergunta:

Acesso - Posso ocultar conteúdos mediante algumas condições?

(Última edição: quinta-feira, 26 de junho de 2025 às 16:32)
Resposta:

Sim, tem de recorrer à secção Condições de acesso no conteúdo em questão e aí adicionar os requisitos que façam sentido.

Por exemplo, se pretender uma condição temporal, deve selecionar Data e configurá-la da seguinte forma para que o conteúdo fique visível para estudantes apenas a partir do dia 29 de fevereiro. Neste caso a configuração deveria ser como se ilustra na imagem.



Pergunta:

Acesso - Posso restringir o acesso de determinados recursos/atividades apenas a alguns estudantes?

(Última edição: quinta-feira, 26 de junho de 2025 às 16:32)
Resposta:

Sim, nas configurações do recurso ou atividade, no parâmetro Condições de acesso pode restringir o acesso ao conteúdo a um ou mais utilizadores, por via da opção Perfil do utilizador ou Grupo.


Pergunta:

Acesso - Posso ter as minhas secções totalmente ocultas?

(Última edição: quinta-feira, 26 de junho de 2025 às 16:32)
Resposta:

Sim. Normalmente, o nome da secção fica legível com a indicação de Não disponível. Se as quiser ocultar por completo:

  • aceda às Configurações da UC;
  • na secção Formato da unidade curricular, altere a opção Secções ocultas para As secções ocultas serão completamente invisíveis;
  • Grave as alterações.



Pergunta:

Acesso - Vou fazer melhoria de nota e não estou inscrito na UC. Como posso aceder?

(Última edição: terça-feira, 29 de julho de 2025 às 15:59)
Resposta:

Nestes casos um dos docentes tem de nos notificar através de mensagem para apoio.elearning@uporto.pt indicando o seu número de estudante e a UC a que deve ser inscrito.

O processo de melhoria de classificação não está automatizado e este tem de ser o procedimento a seguir.


Pergunta:

Anonimato na atividade workshop

(Última edição: quinta-feira, 26 de junho de 2025 às 16:32)
Resposta:

A atividade workshop, por definição, não é anónima. Quando desejar ter uma atividade workshop em que o anonimato dos autores seja garantido, antes de a disponibilizar aos estudantes deve notificar-nos através de mensagem para apoio.elearning@uporto.pt. Deverá indicar a unidade curricular e nome da atividade, se existir mais do que um.


Pergunta:

A Nuvem de Palavras (Word Cloud) do Wooclap tem algum limite de respostas?

(Última edição: quinta-feira, 31 de julho de 2025 às 16:11)
Resposta:

Sim. O tipo de pergunta nuvem de palavras apresenta, no máximo, as 50 respostas mais frequentes, sendo que cada resposta pode conter até 30 caracteres. Quando estes limites são ultrapassados, as respostas podem surgir divididas ou ser omitidas da visualização.


Pergunta:

Apaguei um vídeo posso recuperá-lo?

(Última edição: quinta-feira, 26 de junho de 2025 às 16:32)
Resposta:

No Panopto, é possível recuperar um vídeo/sessão que tenha sido apagado. Cada sessão fica alojada na reciclagem durante 3 meses a contar a partir da data de eliminação. Findo esse período a sessão será permanentemente eliminada do sistema, não sendo possível a sua recuperação.

Para aceder à reciclagem, no Panopto, carregue em Sistema > Reciclagem. Poderá ver todas as sessões que apagou. Ao passar com o cursor por cima de cada sessão, surge a opção Restaurar.



Pergunta:

Artigos - Sou docente/investigador, posso usar o Turnitin para os meus trabalhos de investigação?

(Última edição: quinta-feira, 26 de junho de 2025 às 16:32)
Resposta:

Se for docente ou investigador registado nos Sistemas de Gestão de Recursos Humanos e Gestão Académica da Universidade, que integram o SIGARRA, pode usar o Turnitin por autenticação federada em https://shibboleth.turnitin.com/shibboleth/

Uma vez validado no Turnitin, no menu superior aceda a User info e na opção Activate quick submit selecione Yes (só com esta opção ativa no seu perfil pode submeter ficheiros; este passo só tem de ser realizado uma vez).

Para depois fazer a submissão, no topo da página, clique no separador Quick submit, no drop-menu selecione Universidade do Porto e clique em Submit. No ecrã seguinte, e antes de avançar com a submissão, certifique-se que no parâmetro Submit papers to seleciona a opção No repository.


C

Pergunta:

Classificações - Posso sincronizar as classificações obtidas no Wooclap com o Moodle U.Porto

(Última edição: quinta-feira, 26 de junho de 2025 às 16:32)
Resposta:

Sim. Nos casos em que os docentes pretendam, é possível ler as classificações finais de um evento no Wooclap e levá-las para o Moodle.

Para isso é obrigatório que a única forma de autenticação no Wooclap seja justamente através do Moodle, de forma a que todos os estudantes acedam apenas por essa via.

Na imagem seguinte pode ver-se a configuração correta para que a sincronização ocorra com sucesso.



Pergunta:

Como colocar um vídeo do Panopto no Moodle?

(Última edição: sexta-feira, 29 de agosto de 2025 às 12:08)
Resposta:

Para inserir um vídeo do Panopto na estrutura da unidade curricular no Moodle é necessário:

  1. Aceder ao Moodle e entrar no espaço da unidade curricular.
  2. No canto superior direito, clicar para ativar o "modo de edição".
  3. Com o modo de edição ativo, na secção ou subsecção pretendida, clicar em mais "+" para adicionar "atividade ou recurso" e selecionar "hiperligação" ou "página" conforme seja pretendido.
    • Se optar pelo recurso "hiperligação", deve colocar um nome significativo que descreva a finalidade do URL uma vez que este servirá como o texto da hiperligação para o URL e, no campo hiperligação externa, inserir o link do vídeo Panopto (que obteve previamente através da opção "share" do Panopto) e, por fim, clicar no botão "Guardar alterações e regressar à unidade curricular"
    • Se optar pelo recurso "página", no editor de texto do conteúdo, deve clicar no ícone do Panopto (logótipo verde) e, na janela que abre, no separador "Escolher" selecionar o vídeo pretendido, clicar em inserir e depois clicar no botão "Guardar alterações e regressar à unidade curricular"

O vídeo ficará visível para os estudantes no espaço da unidade curricular no Moodle.


Pergunta:

Como posso adicionar música a um evento do Wooclap?

(Última edição: quinta-feira, 31 de julho de 2025 às 14:44)
Resposta:

O Wooclap não permite adicionar ficheiros de áudio diretamente ao evento como um todo. No entanto, é possível inserir ficheiros de áudio em perguntas individuais (exceto na pergunta Slide). Para adicionar áudio à pergunta ou a uma das opções de resposta, basta clicar no botão 🎵 e carregar o ficheiro em formato .mp3 (não superior a 20 MB). Quando a pergunta estiver a ser apresentada, o áudio poderá ser reproduzido ao clicar no botão ▶️.


Pergunta:

Como posso alterar o idioma da interface do Wooclap?

(Última edição: segunda-feira, 25 de agosto de 2025 às 12:47)
Resposta:
  1. Participantes do evento: Podem alterar o idioma no "seletor de idioma", no canto superior da interface do evento (à qual acederam através de ligação, QR Code ou código do evento).
  2. Organizadores do evento: Podem alterar o idioma da interface nos ícones do canto inferior esquerdo (Linguagem ou Perfil). Se optarem por alterar no perfil, devem aceder a "Configurações da conta", depois selecionar "Seletor de idioma" e, por fim, clicar no botão "Salvar".
  3. PowerPoint Add-in: O idioma do complemento do PowerPoint é automaticamente definido pelas configurações da conta do organizador do evento no Wooclap. Não é possível alterá-lo diretamente no PowerPoint; para tal, deve aceder à sua conta Wooclap online e seguir as instruções do ponto 2.

Pergunta:

Como posso escolher uma imagem para ilustrar a minha UC?

(Última edição: quinta-feira, 26 de junho de 2025 às 16:32)
Resposta:

Deve aceder à opção Configurações no contexto da UC. Envie uma imagem - por exemplo arrastando-a do seu computador - para o campo Imagem de apresentação da UC.

Grave as alterações no fundo da página.


Pergunta:

Como reutilizar os vídeos Panopto do ano letivo anterior?

(Última edição: quinta-feira, 26 de junho de 2025 às 16:32)
Resposta:

Para reaproveitar conteúdos Panopto e garantir que os estudantes do ano letivo atual têm acesso deverá garantir que o bloco Panopto-Vídeos está disponível na UC do ano  letivo atual.

  1. Aceder ao Panopto através do botão Acesso Panopto, disponível no bloco.
  2. No Panopto, carregar no menu lateral Procurar > As minhas pastas e navegar até à pasta da unidade do ano letivo anterior.
  3. Selecionar todos os conteúdos a reaproveitar.
  4. Carregar no botão Mover.
  5. No novo ecrã, abaixo de “Mover vídeo(s) para” procurar pela pasta da unidade curricular do ano letivo atual.
  6. Carregar no botão Mover.

Nota: Pode, em alternativa, usar a operação copiar, mas terá de refazer todos os links colocados na página do Moodle da unidade do ano letivo atual.



Pergunta:

Comparação - Sou docente/investigador, posso usar o Turnitin para comparar dois documentos específicos?

(Última edição: quinta-feira, 26 de junho de 2025 às 16:32)
Resposta:

Não, o Turnitin não permite comparar um documento específico com o outro.

Ao submeter um documento ao Turnitin, o software vai comparar esse documento com referências existentes na base de dados do próprio Turnitin, páginas web, documentos alojados no seu repositório, revistas, jornais e publicações. Com base nas semelhanças encontradas, o sistema gera um relatório de originalidade e ilustra o resultado de similaridade em percentagem e cor.



Pergunta:

Com quem posso partilhar os vídeos do Panopto?

(Última edição: quinta-feira, 26 de junho de 2025 às 16:32)
Resposta:

Ao associar o bloco Panopto-vídeos a uma unidade curricular no Moodle, é criada uma pasta no Panopto à qual acedem apenas os utilizadores formalmente associados à UC. Ao fazer esta associação está a garantir o acesso de todos os estudantes inscritos num determinado ano letivo à sua unidade curricular, não sendo necessário alterar quaisquer permissões de partilha. À pasta são atribuídos acessos a dois grupos relevantes: 

  • Criadores (os docentes);
  • Visualizadores (estudantes);
  • O grupo dos publicadores não é utilizado pela Universidade do Porto.
Em alguns cenários pode fazer sentido alterar as permissões de partilha de uma pasta, mas estas não devem ser alteradas em situações normais.



Pergunta:

Conteúdos - Os estudantes podem inserir ficheiros na página da UC?

(Última edição: quinta-feira, 26 de junho de 2025 às 16:32)
Resposta:

Não, os estudantes não têm permissão de edição no Moodle e, como tal, não podem adicionar recursos (ficheiros) na página de uma UC.

Caso pretenda que os estudantes colaborem na UC por via da partilha de ficheiros pode recorrer a atividades como, por exemplo, o fórum ou a base de dados.


F

Pergunta:

Fórum - Enviei uma nova mensagem/aviso na minha UC, mas os estudantes não a receberam.

(Última edição: quinta-feira, 26 de junho de 2025 às 16:32)
Resposta:
Deve verificar se o Fórum de Avisos da UC está disponível/visível para estudantes.
Só com a atividade no modo visível garante que o estudante a visualiza no Moodle e que uma cópia dessa mensagem é enviada para o email institucional do estudante.

Pergunta:

Fórum - O que devo fazer para enviar mensagens programadas no Moodle?

(Última edição: quinta-feira, 26 de junho de 2025 às 16:32)
Resposta:
Está disponível a opção de agendamento de mensagens via fórum, que permite programar esse envio. No fórum deve criar um novo tópico, preencher os campos de “Assunto” e “Mensagem” e clicar no link “Avançado”. No item “Período de visualização” vai preencher a caixa de “Ativar” e definir o intervalo de datas em que a mensagem deve estar visível, preenchendo os campos “Visível a partir de” e “Visível até” (se aplicável). Não esquecer de guardar as alterações no botão “Submeter“.


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